Blog do Professor Francisco


11/10/2013


Exame Nacional do Ensino Médio


 

Realizado pelo Ministério da Educação do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. O seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  

O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China. Em 2013, conta com mais de 6 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.  Sem dúvida, é a forma de avaliação mais próxima do ideal, pois avalia a partir dos critérios e princípios de interdisciplinaridade.  

A prova contempla também as pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Desde 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O ENEM foi criado em 1998, sendo usado, inicialmente, para avaliar a qualidade da educação nacional. Teve sua segunda versão iniciada em 2009, com aumento do número de questões (180) e utilização da prova em substituição ao antigo vestibular por muitas instituições.


Dicas para o ENEM/2013


Se você está inscrito no ENEM/2013 e quer ser aprovado, leve em conta as dicas que seguem abaixo:


1.   Aumente o tempo de estudo por dia – Se estudava uma hora diariamente, agora estude duas. Lembre-se de que enquanto você descansa ou troca o estudo por futilidades, muita gente boa, concorrente de peso, está varando as madrugadas em estudo.  

2.   Faça grupos de estudos – Chame colegas que sejam bons em diferentes áreas, ou seja, um colega bom em português, outro bom em matemática e assim sucessivamente. Cada um resolve uma ou duas questões, explicando ao grupo. O debate durante os estudos diários favorece a aprendizagem e traz segurança.

3.   Faça resumos dos assuntos – todos os dias, leia assuntos de história, literatura, biologia, química, física, português. Após a leitura, faça resumos das leituras, destacando os pontos relevantes. Tente escrever sobre tudo o que leu, depois compare com o texto do livro ou apostila, para ver se falta algo ou se entendeu diferente. Repita isso todos os dias.

4.   Faça treinamento cronometrado – responda questões de provas anteriores cronometrando o tempo. No ENEM, o aluno terá, no primeiro dia, 4h e 30m para realizar a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, terá 5h e 30m para fazer as provas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Assim, é importante treinar para o ENEM, respondendo a simulados no mesmo tempo da prova oficial. Só assim você pegará condicionamento físico e mental. Procure fazer cada questão em, no máximo, dois minutos.

5.   Atente para os acontecimentos da atualidade, tanto pode servir para história e geografia quanto para literatura e redação.

6.   Em História e Literatura, não leve muito em conta as datas e sim o contexto e o período.

7.   Comece as provas respondendo as questões mais fáceis. Não demore em questões que você não esteja seguro. Procure ganhar tempo eliminando as questões fáceis.

8.   Nas questões com textos, primeiro leia os enunciados, depois vá ao texto já sabendo o que você vai procurar nele.

9.   Assim que responder uma questão fácil, marque logo no gabarito. Não deixe para marcar todas no final.

10.  Uma dica especial: na prova de linguagens,comece pela redação. Leia o tema e rascunhe algo. Depois, vá às questões, respondendo umas 20 ou 25. Volte à redação. Você terá um novo olhar e novos argumentos. Volte às questões e responda mais umas 20 ou 25. Retorne outra vez à redação e conclua-a. Agora, você estará despreocupado para “atacar” o restante das questões.

Acesse a plataforma GEEKIE http://geekielab.com.br/login#/login. Faça seu cadastro e treine para o ENEM.

Boa prova!  

 

 

 

 

Escrito por Professor Francisco às 12h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Homem, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Esportes
Yahoo Messenger -

Histórico